sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Liu Xiaobo conquista Nobel da Paz

OSLO - Preso no ano passado por subversão, o dissidente chinês Liu Xiaobo ganhou nesta sexta-feira o Prêmio Nobel da Paz por sua luta pacífica pela democracia no país. O dissidente de 54 anos foi condenado a uma pena de prisão de 11 anos por ter escrito, em 2008, em conjunto com outros ativistas chineses, um manifesto pela liberdade de expressão e pela realização de eleições multipartidárias.

Com seu apartamento cercado por policiais, a mulher de Liu, Liu Xia, foi impedida de falar diretamente com jornalistas. Por telefone e mensagens de texto, ela disse estar feliz com a premiação e informou que pretendia levar no sábado a notícia ao marido, que está preso a 500 quilômetros de Pequim. Ela também pediu sua libertação.

"A China deveria assumir esta responsabilidade, ter orgulho desta escolha e libertá-lo da prisão", disse ela em um comunicado divulgado pelo grupo de defesa dos direitos humanos Liberdade Agora.

O comitê norueguês responsável pelo Nobel premiou Liu por "sua batalha longa e não violenta pelos direitos humanos fundamentais na China", destacando que a instituição "sempre acreditou que existe uma estreita conexão entre os direitos humanos e a paz".

Fonte:http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário